4 de outubro de 2012

A liberdade e a expressão

Quando ambas as palavras se unem, temos " Liberdade de expressão". Ok, isso não é novidade, nem difícil de compreender, porém muitas pessoas não enxergam o significado de tal expressão.
Quando somos jovens, parece que tudo e todos se viram contra nós e nossas opiniões. Mas será que não é realmente isso que acontece?
O ato de ser jovem só nos permite ser jovens uma vez na vida e parece que quem já foi, não lembra dessa nossa necessidade de mostrar ao mundo quem somos.
Todo jovem quer ser melhor do que o outro, não tenho dúvidas. Sempre querendo superar, nunca deixando ser superado.
Falando assim, acharão que estou revoltada (!), mas o real porque de eu estar fazendo esse post, é para extravasar o que penso sobre a tal " Liberdade de Expressão".
Quando ouço um adulto falando isso, algo dentro de mim me torna uma pessoa tão crítica e tão chata que se eu falasse o que penso no exato momento em que pronunciam, não estaria mais aqui com vocês escrevendo esse post. hehehe
Enfim, o que realmente é expressão? E liberdade? Fico pensando nisso quando não consigo dormir, pensando no Freddy Krueger vindo me alcançar nos meus sonhos, mas enfim, não há uma pessoa no mundo que saiba exatamente o significado de liberdade de expressão, pois não a pratica! Não estou falando que a partir de hoje temos de sair por aí, nos expressando, cada um a sua maneira, que aliás, não seria nada mal...
Não estou falando nenhuma verdade absoluta, como diria um professor que conheço, mas eu gosto de unir a palavra senso com a frase "Liberdade de expressão".
Digo isso, porque antes de nos expressarmos devemos ter um consentimento de que aquilo não fará mal, nem agredirá, mesmo que verbalmente outra pessoa, isso eu reconheço.
Só não reconheço e juro que eu tento, o fato de as pessoas mais velhas nos privarem da tal liberdade da qual elas falam tanto que devemos conquistar!
Fico pensando na liberdade como um vestido YSL. A cada dia que junto dinheiro para comprá-lo, o dinheiro vai evaporando! Funciona do mesmo jeito com a liberdade. Conforme a conquistamos, ela vai fugindo de nosso alcance, e sim, isso é um tanto confuso para mim. 
Fico me perguntando quando seremos maduros o suficiente para ganharmos tal liberdade. Poia do mesmo modo que relaciono a palavra senso à expressão "Liberdade de expressão", os adultos usam "merecer", "maturidade". 
Quando finalmente chego a minha conclusão, percebo que a tal liberdade pode sim ser ganha por nós jovens, porém quando deixarmos de o ser.

Concordam comigo? Acham que as vezes não somos ouvidos o suficiente? Que as vezes existem regras demais para seres cumpridas...ou quebradas?

Um comentário:

  1. MANU AQUI> concordo totalmente amiga, é incrivel como os adultos nos privam disso q eles tanto quiseram um dia. e qnd a gnt ter a nossa, vai ser tarde demais :/

    ResponderExcluir

Comenta ai!